The Melting Pot!

Em busca da ténue linha orientadora que me fará agir em conformidade com os meus principios!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Ocidental praia Lusitana

O debate gerado pelo concurso da rtp Grandes Portugueses parece-me de extraordinário interesse. É serviço público falar das personagens que marcaram a nossa história..instruir-nos, para que possamos olhar para o nosso passado e perceber a nossa evolução.
As opiniões dividem-se pela blogosfera, e é curioso ver os vários pontos de vista! O ínicio do programa deu-se na quarta com um debate. Grande parte da conversa dedicou-se à não inclusão de Salazar na primeira lista de sugestões dada no site da rtp, primeiro não acho boa ideia existir uma lista de sugestões, pois influencia decisivamente os votantes, depois não se pode dar tanto destaque a uma só pessoa quando existem milhões de possíveis grandes portugueses ( até eu ). Tive pena que o debate tivesse sido tão mal mediado por Maria Elisa, passou o tempo todo a defender o programa dando muitos argumentos completamente descabidos, e as picardias que gerou ( nomeadamente com Ricardo Araújo Pereira, que como é natural tem uma visão mais irónica do "concurso", sim apesar de tudo é um concurso".
Numa pequena sondagem de rua o jornal "Sol", fez perguntas do tipo quem escreveu Os Maias? - ah..foi o Victor Hugo não foi? . Ou então, para sim qual é o maior português da história? -Ah é o Marquês de Pombal, claramente, pois sem ele o Vasco da Gama não tinha descoberto o Brasil, e ninguém tinha mandado fazer os descobrimentos. Não é fantástico? :X
Enfim..eu votei no D. Afonso Henriques, por razões óbvias..e penso que estou na maioria..afinal de contas foi ele que deu o impulso para a criação do nosso canto à beira mar plantado e teve a coragem de bater na mãe para manter firmes as suas convicções. Enfim, em segundo plano: Fernando Pessoa, D. João II, Mourinho, Camões...
E para vocês, qual é o grande português da história? Argumentos!

2 Comentários:

  • Às 1:11 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

    cuidado com os erros ortográficos, andré! "sodagem" e "jurnal"... quanto ao tópico, também acho que sim, D. Afonso Henriques, por ser o pai da nacionalidade, merece esse epíteto... embora ainda nao perceba muito bem qual o objectivo do programa, caso for dar "umas noções de história" com as biografias dos "candidatos" concordo perfeitamente, agora se for para fazer daquilo um "concurso", aí acho mal... enfim vamos esperar para ver... um abraço

     
  • Às 11:43 da tarde , Blogger André disse...

    lol..vou passar a reler os textos, tem que ser:P

    2-0 Henriques! 2-0, é pena, nos cartazes..ele ter que ser representado em pedra enquanto que os outros têm uma fotografia toda bonitinha, tá em desvantagem! =)

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial